Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lippia macedoi Moldenke EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-02-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Lucas Moraes

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): Fatima Regina G. Salimena


Justificativa

Endêmica do Brasil, ocorre no estados de Goiás (Salimena et al., 2013), no município de Niquelândia (Salimena et al., 2009) e Mato Grosso do Sul, no município de Bonito (CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de aproximadamente 2.420 km² e AOO estimada em 12 km², e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. A espécie encontra-se ameaçada pela mineração, atividade exaustivamente explorada no município de Niquelândia, praticada desde tempos remotos até os dias de hoje (Niquelândia abriga uma das maiores reservas de níquel do mundo)(IBGE, 2013). Além disso, a agricultura e pecuária no estado de Goiás configuram ameaças preocupantes, já que estão diretamente associadas ao aumento da frequência de incêndios para o manuseio do solo, e a invasão de espécies oportunistas (Silva, 2010). Tais ameaças resultam em um declínio contínuo da EOO, AOO e qualidade do hábitat da espécie, o que indica a necessidade de investimentos no controle e monitoramentos destas, bem como na elaboração de planos de ação a fim de evitar que o táxon figure em uma categoria de risco de maior preocupação em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lippia macedoi Moldenke;

Família: Verbenaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- SALIMENA, F.; FRANÇA, F.; SILVA, T.R.S. Verbenaceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 399-405.

- SALIMENA, F.R.G.; THODE, V.; MULGURA, M.; O'LEARY, N.; FRANÇA, F.; SILVA, T.R.S. 2013. Verbenaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB39640)

- IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@ Niquelândia Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/pesqmun.php?pesqmun=niquelandia >. Acessado em 24 de agosto . 2013

- SILVA, J. S. Considerações Sobre a Ocupação do Cerrado na Microrregião do Sudoeste de Goiás: Modernização Versus Degradação. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 3, no. 1, p. 89-99, 2010.

Como citar

CNCFlora. Lippia macedoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lippia macedoi>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55